E estamos de volta! Esta é uma nova entrada da série sobre o Interbase para desenvolvedores .NET. Recapitulando, o primeiro post “ Introducing InterBase for .NET – A Super-Secure Embedded Data Warehouse For .NET Users ” pode ser encontrado aqui , o segundo post “ Getting Started With InterBase For .NET – Install, Configure And Secure Your Data em Minutos ” está disponível através deste link , e o terceiro post desta série “ Seu primeiro aplicativo .NET/Interbase – Como conectar o .NET e o armazenamento seguro de dados Interbase ” está disponível aqui .
Hoje vamos mergulhar em um dos recursos mais impactantes do Interbase: Interbase Embedded!
Table of Contents
Aquecimento
No post anterior criamos um aplicativo .NET que se conecta a uma instância remota do Interbase e executa algumas ações. A ideia aqui é converter este aplicativo de um modelo cliente/servidor para usar o chamado modelo embutido.
Então, caso você ainda não tenha feito isso, por favor, volte para o post anterior e construa o exemplo descrito lá, pois este seria nosso ponto de partida.
Interbase incorporado
Um sistema de banco de dados embutido é um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) que é totalmente integrado a um software aplicativo; ele é “incorporado no aplicativo”.
Esta é a definição do que é um banco de dados “embutido”. E fazendo uma pesquisa rápida, você encontrará muitas plataformas que afirmam ser um banco de dados embutido, mas na verdade não são. Não no sentido estrito do que um banco de dados deve ser.
Poucos deles são realmente bancos de dados, ou seja, implementam os principais aspectos de um sistema SGBD. Mas o Interbase é o único onde você encontrará todos os recursos de um servidor de banco de dados padrão também disponível ao usá-lo como um banco de dados embutido.
Isso significa que você pode trabalhar em um sistema embarcado exatamente da mesma maneira de uma solução cliente/servidor tradicional. Com o Interbase embutido você pode usar exatamente a mesma sintaxe SQL padrão, você pode usar transações e multi-transações, você pode alavancar o controle do usuário e segurança e criptografia de dados também, para mencionar algumas opções.
Além disso, os metadados do Interbase (definição dos artefatos do banco de dados) são 100% compatíveis entre as edições tradicionais Server, Desktop e Embedded, não importa em qual plataforma você esteja implantando!
Convertendo do IB Server para IB Embedded
Considerando que o Interbase é 100% compatível entre o servidor e o modelo embarcado, bem como entre as plataformas suportadas, há quase zero mudanças em termos de processo de desenvolvimento e criação de banco de dados. Na verdade, você pode criar o banco de dados no Windows, por exemplo, e implantá-lo em outra plataforma com zero alterações, é apenas compatível. Portanto, considerando nosso último exemplo, tudo o que precisamos alterar é a string de conexão do Interbase para refletir qual mecanismo de banco de dados queremos usar.
Como você pode ver, passar da conexão do servidor (chamado de IBServer) para o modelo Embedded (chamado de IBToGo) é basicamente uma questão de alterar alguns parâmetros:
- A propriedade da fonte de dados será sempre definida como “local”
- O banco de dados agora está localizado na mesma pasta do executável do aplicativo
- O tipo de servidor agora é “1”, o que significa Embutido, em vez de “0” que denota o movimento do Servidor
E basicamente isso é tudo que precisamos!
Testando o aplicativo
Vamos fazer uma rápida revisão no código-fonte do aplicativo e também vê-lo em ação usando a versão incorporada do Interbase.
Design. Code. Compile. Deploy.
Start Free Trial Upgrade Today
Free Delphi Community Edition Free C++Builder Community Edition